top of page

Eu queria ser homem uma vez na vida


Eu queria ser homem uma vez na vida, a mulher que nunca desejou isso atire a primeira pedra.

Sério, eu queria mesmo, tanta coisa pra entender.

Além das curiosidades normais femininas que incluem pular pela casa pelado pra ver como pesam as coisinhas, fazer xixi em pé, fazer a barba, poder fazer uma dieta hipercalórica, poder sair sem camisa e sutiã no calor pela rua, poder usar a mesma roupas em eventos diferentes, eu queria ser homem por outros motivos bem mais complexos.


Eu queria entender por que alguns homens passam a vida se divertindo com as mulheres erradas dizendo não encontrar a mulher certa e quando encontram a certa continuam com as erradas.


Queria entender a facilidade de pedirem perdão, a magia por trás da manipulação que nos fazem acreditar que uma discussão séria fez com que ele mudasse pra sempre, quando na verdade ele só está esperando que a gente confie novamente pra repetir o que prometeu nunca mais fazer.


Eu ia enfim entender, como driblar o arrependimento e deixar o coração cego a ponto de conseguir fazer parte da família de uma garota apaixonada conhecer mãe, pai, periquito e papagaio e ao mesmo tempo viver uma vida de solteiro desimpedido sem compromisso.


Entenderia como fazer pra olhar dentro dos olhos de uma pessoa encharcados de insegurança e medo e dizer te amo com a mesma boca que beijou 3 na noite passada. Ou colocar foto no plano de fundo do celular de onde são combinados os “por fora” que ele sabe, machucam tanto ela.


Certos homens devem ser minuciosamente estudados, e são esses quem eu queria decifrar.

Como deixar a mulher que prova todos os dias ser a mulher da sua vida, de pijama em casa num sábado a noite, dizer que vai pra casa e desviar pra encontrar outra pessoa, e fazer as mesmas juras, e prometer as mesmas promessas e pior, sentir vantagem nisso, além de se preocupar em desviar todas as suspeitas dessa vida suja, como dormir tranquilo depois de tudo isso?


Eu ia entender porque tanto medo em parecer fiel e apaixonado pela sua metade e que te retribui tudo o que ela pensa que você é com o melhor dela sempre. Ia aprender a fazer com que pra ela o “nós” fosse uma versão de dois e pro resto do mundo outra completamente diferente que me vangloriasse e a desrespeitasse completamente.


Sabe, eu queria ser homem uma vez na vida pra poder ligar no dia seguinte como eles prometem e nunca fazem, queria ser homem pra poder pegar na mão dela quando formos passear pela rua cheia de amigos e amigas e apresenta-la como minha, pra ela ver que tenho orgulho de tê-la do meu lado.


Eu queria ser homem uma vez na vida pra falar não e dizer que tenho uma mulher maravilhosa do lado e que não preciso de outra pra todos os “amigos” que me incentivarem a trair ou pra todas as “amigas” que mostrarem interesse em mim e ver se isso dói ou se é fisicamente ou humanamente impossível de se fazer quando se é homem.


Se eu fosse homem uma vez na vida eu mandaria mensagens de madrugada pra ela rir mesmo na minha ausência e não me sentiria um idiota em dizer com frequência que a amava.


Se eu pudesse ser homem apenas uma vez na vida eu seria Homem com "agá" maiúsculo, teria atitudes de um verdadeiro homem


e tentaria passar pros meus amigos homens, que ser carinhoso, fiel e mostrar respeito, que dizer não pra cantadas discretas ou escancaradas, que respeitar a pessoa amada não é feio nem frouxo nem vergonha.


Talvez eu sendo homem eles me escutassem já que pra eles nós mulheres só falamos bobagens, talvez se eu fosse homen eles me ouvissem sem fingir interesse, talvez me dessem credibilidade.




bottom of page